domingo, 13 de maio de 2012

Movimento da Criança e do Adolescente

surgir não havia considerações para a defesa dos direitos fundamentais para um desenvolvimento eficaz como ser humano.
Hoje após inúmeros percalços pode-se observar que tanto criança quanto adolescente são pessoas que podem ser desenvolvidas e inseridas de forma integrada dentro da sociedade através de intervenções para uma eficiente Proteção Integral por parte da família, da sociedade e do estado, direcionando para um aspecto glorioso dentro de suas peculiaridades podendo transformar o presente da sociedade melhor do que foi no passado, transformando um futuro para inúmeras possibilidades, pois foi através da conscientização e respeito perante a criança e o adolescente que surgiu o ECA uma das raras leis brasileiras considerada uma referência no mundo sobre os direitos humanos, abrindo espaços para um desenvolvimento diante das questões sociais no que se refere ao cotidiano da sociedade, podendo ser analisado entre as camadas sociais que são encontradas dentro de um país conforme as particularidades, diversificando-se através da cultura,do social,da política e da economia de cada região.    
As transformações do processo histórico do movimento da criança e do adolescente só foram renovadas a partir do momento que a sociedade civil finalmente visualizou de forma clara as absurdas crueldades de reformas de tratamento realizadas pelo o estado estigmatizando cada vez mais crianças e adolescentes como marginalizadas ludibriando a sociedade através de discursos realizados de forma perspicaz mostrando para a sociedade que o problema de sua situação é por culpa do próprio e não do sistema de governo pois o mesmo põe-se na imagem de paternalista tentando camuflar a opressão através do assistencialismo filantrópicos como é o exemplo da LBV. É diante dessas concepções ditada por anos pelos governantes mudando apenas as forças de poder porém com o mesmo segmento do não valor sobre o ser humano criança e adolescente colocadas muitas vezes descartáveis como um objeto uma mera peça sem importância até mesmo por aquelas que haviam nascido em famílias tradicionais que se beneficiavam de alguns privilégios, que eram vistas.
É partindo desse principio de entrelaçamento de ideias impostas e alienadas que se deu a longa espera por seus espaços perante a sociedade onde crianças e adolescentes não tinham vez muito menos lugar. Haviam lhes roubados até a possibilidade de sonhos, lhes negaram por muito tempo a uma identidade não podendo nem usufruir a infância com todas suas características própria de criança.
Embora hoje haver uma interligação forte entre o profissional de serviço social e o âmbito infanto-juvenil a história nem sempre ocorreu dessa forma pois esse profissional também era mais um alienado dos discursos paternalistas. A partir do momento que começam suas verdadeiras práxis-sociais seu comprometimento também surgem suas responsabilidades sociais abrindo leques de caminhos diversificando seu campo de trabalho. 
Os Assistentes Sociais são profissionais de extrema importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente, pois são capacitados para trabalhar com as questões sociais compostas dentro do âmbito social, político e econômico tendo como propósito solucionar as complexas problemáticas inseridas no contexto da sociedade.
Realizações como a Ação Social são atuações construídas com todo um embasamento de modo a melhorar as situações de vulnerabilidade ocorridas diversas vezes no cotidiano da criança e do adolescente principalmente pela classe menos favorecida.
 Para realização de seu trabalho é imprescindível que o assistente social esteja sempre articulado com as parcerias e antenada com os acontecimentos que envolvem a sociedade tendo como base fundamental os fundamentos teóricos da profissão, pois é através desse ponto de eixo que a questão social objeto principal da profissão que podem ocorrer soluções para diversos enfretamentos sobre as problemáticas que surgem conforme o contexto histórico de uma sociedade como o caso do âmbito da infância e adolescência.



2 comentários:

  1. Parabéns Thais !!!
    Pelo trabalho e pela apresentação, é realmente os movimentos sociais pela criança e adolescentes vem ganhando espaço maior na sociedade juntamente com suas conquistas, a qual entre elas encontra- se o mais importante o Estatuto da Criança e Adolescente -ECA.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o ECA, foi um marco na historia que ampara as crincas e adolescente, esta que uma vez tiveram seus direitos violados e muitas historias triste vivenciaram pois essa conquista realmente tem tido muito sucesso para um mundo melhor!

    ResponderExcluir